Aos autores

Este blog foi criado para armazenar minhas pesquisas sobre o amado povo cigano e também render uma singela homenagem a esta rica cultura,por mim tão amada....Todos os textos e imagens presentes neste blog foram retirados da grande rede virtual.....peço imensas desculpas se esqueci de colocar os créditos em algum destes....Acaso isso tenha ocorrido, ficarei imensamente feliz em desfazer o mal-entendido e colocar abaixo os devidos créditos.....enorme beijo a todos!!!!



Pequeno Dicionário Romanês


Acans: olhos
Aruvinhar: chorar
Bales: cabelos
Baque: sorte, fortuna, felicidade
Bato: pai
Brichindin: chuva
Cabén: comida
Cabipe: mentira
Cadéns: dinheiro
Calin: cigana
Calon: cigano
Churdar: roubar
Dai (ou Bata): mãe
Dirachin: noite
Duvêl: Deus, Nosso Senhor, Cristo
Estardar: prender
Gadjó: não cigano
Gajão: brasileiro, senhor
Gajin: brasileira, senhora
Jalar: ir embora
Kachardin: triste
Kambulin: amor
Lon: sal
Marrão: pão
Mirinhorôn: viúva
Naçualão: doente
Nazar: flor
Paguicerdar: pagar
Panin: água
Paxivalin: donzela
Querdapanin: português
Quiraz: queijo
Raty: sangue
Remedicinar: casar
Ron: homem
Runin: mulher
Sunacai: ouro
Suvinhar: dormir
Tiráques: sapatos
Trup: corpo
Urai: imperador ou rei
Urdar: vestir
Vázes: dedos ou mão
Xacas: ervas
Xinbire: aguardente
Xôres: barbas

2 comentários:

  1. AMO O POVO CIGANO E A CULTURA É UM AMOR QUE DÓI,NA ALMA NÃO SEI EXPLICAR O POR QUE DESSE SENTIMENTO.APRENDI A REPEITAR , ALGO QUE ACONTECE COMIGO SINTO UMA ENERGIA MUITO FORTE DE UMA CIGANA.MAS NÃO SEI SEU NOME.QUEM SABE UM DIA TEREI ESTAS RESPOSTAS.MAS AGRADEÇO A DEUS POR TER ESTE PREVILÉGIO DE SENTIR ESTÁ ENERGIA MARAVILHOSA.NAIS TUKE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm sinto a mesma energia e que mtas vezes sinto até seu perfume,e em seguida me visto como normalmente não me visto. Mas tudo é rápido e passageiro e voltando a ficar adormecida dentro da minha alma por tempo indefinido. Sem saber o nome ou o dia de uma outra energia, vinda do ar,do vento,da lua,ou do perfume fico a esperar.... Abç !!

      Excluir